O QUE ESTÁ ROLANDO NO MEU IPOD: LAURA J MARTIN

Hoje a coluna O QUE ESTÁ ROLANDO NO MEU IPOD mostra um pedacinho do que esta acontecendo na sempre musicalmente agitada Londres. Vamos falar de uma musicista, cantora e compositora que esta dando o que falar na terra da rainha: LAURA J MARTIN.

Nascida nos arredores de Londres, mais precisamente na famosa cidade de Liverpool, podemos definir a música de LAURA J MARTIN como um folk experimental.

Folk é um estilo musical que combina música folclórica com o rock. Originariamente nascido nos Estados Unidos e no Canadá na década de 70, rapidamente espalhou-se pela Europa onde encontrou o seu principal celeiro em Londres, onde surge o chamado folk rock britânico.

Podemos chamar o som de LAURA J MARTIN de folk rock britânico psicodélico. Isso mesmo, o som é uma doidera!

Além de compor e cantar, Laura também toca flauta, bandolim e xilofone, além de usar com frequência os chamados loopings, técnica em que a cantora canta em cima da sua própria voz, seja no disco ou mesmo em apresentações ao vivo.

Como não podia ser diferente, suas principais influências são nomes como Bjork, Bonnie Dobson e Kate Bush, Serge Gainsbourg, David Bowie e Herbie Mann, músicos que ela costuma ouvir enquanto crescia nos subúrbios de Liverpool.

LAURA J MARTIN ainda se inspira na música de Wu Tang Clan conferindo ares de hip hop à algumas canções da artista.

Seu álbum de estreia “The Hangman Tree” foi lançado em janeiro de 2012 e recebeu ótimas criticas da imprensa londrina especializada. Jim Wirth, famoso critico música escreveu que o álbum de estreia de LAURA J MARTIN “é uma extraordinária e eclética mistura de flauta, loops, bandolim e xilofone”.

Quando falamos em folk rock britânico de Liverpool a primeira referência que em que pensamos é no rock progressivo e psicodélico do Jethro Tull, no entanto LAURA J MARTIN consegue ser mais experimental ainda.

No inicio do ano a música “Kissbye Goodnight” fez bastante sucesso em Londres e conta com a participação especial do rapper canadense Buck 65.

Confira um pouco do trabalho da artista em seus canais: website, facebook, myspace e twitter.

Até semana que vem.

Boas melodias.

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: