O QUE ESTÁ ROLANDO NO MEU IPOD: MARCIA CASTRO

De tempos em tempos surgem novos nomes no cenário da MPB nacional que se destacam dos demais pela qualidade do trabalho que realizam. Hoje a coluna O QUE ESTÁ ROLANDO NO MEU IPOD vai mostrar um pouco do trabalho de um desses grandes nomes, vamos falar da cantora MARCIA CASTRO.

Nascida na Bahia, e com todo o swing peculiar do povo baiano, MARCIA CASTRO começou a tocar seus acordes em 1995, ainda com apenas 16 anos de idade estudando canto e violão. Mais tarde ingressou na Escola de Música da Universidade da Bahia dedicando-se ao estudo aprofundado da Música Popular Brasileira.

Como diversas outras cantoras, MARCIA CASTRO também começou no teatro, participando como cantora e violonista em diversos espetáculos em Salvador. Ainda nessa época a cantora já fazia diversos shows pela capital baiana, inclusive abrindo shows de artistas como Belchior e Elomar.

A partir daí a cantora não parou mais de crescer e se destacar no cenário nacional. Em 2003 com o show “No Arco da Lua, a Linha do Sol”, ganhou nada mais, nada menos, que três Troféus Caymmi: cantora revelação, melhor composição (Queda, de Luciano Bahia) e melhor direção artística (de Hebe Alves).

Seu primeiro CD foi lançado em 2007. “Pecadinho” supera todas as expectativas quando lembramos que é só o trabalho de estreia de MARCIA CASTRO. O trabalho foi resultado da conquista do Prêmio Brasken de Arte e Cultura de 2006 que premia revelações incentivando e patrocinando o lançamento de obras inéditas.

Celebrando os ritmos brasileiros, em “Pecadinho” encontramos muito frevo, samba e batuques baianos, mas também singelas pitadas de jazz, pop e recursos eletrônicos.

A música que da o nome ao CD, “Pecadinho” é uma composição de Tuzé de Abreu e Tom Zé, este último que após ouvir o disco declarou-se fã da cantora e fez uma participação especial no clipe da música.

O CD conta ainda com a participação especial de Zélia Duncan que divide os vocais com MARCIA CASTRO na faixa “Barulho”.

O sucesso de seu primeiro disco gerou o convite para participar dos shows da cantora argentina Mercedes Sosa em 2008, com apresentações em Roma, Alemanha, Israel, Recife, Maceió, Salvador, São Paulo, Porto Alegre, Florianópolis e Rio de Janeiro.

Mais tarde, em 2010, após a morte de Mercedes Sosa, participaria de uma grande homenagem à cantora ao lado de outros grandes nomes da MPB.

Seu segundo disco, “De Pés no Chão” foi lançado este ano. Na opinião deste editor MARCIA CASTRO superou-se com o lançamento de mais uma obra prima. Destaque para a versão de “Preta, Pretinha”, sucesso imortalizado pelo grupo Novos Baianos.

Vale muito a pena conhecer o trabalho de MARCIA CASTRO que, com certeza, ainda estará nos holofotes por muitos anos.

Saiba mais sobre a cantora aqui: facebook, twitter, youtube e flickr.

Até semana que vem.

Boas melodias!

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: