O QUE ESTÁ ROLANDO NO MEU IPOD: LILA DOWNS

Hoje a coluna O QUE ESTÁ ROLANDO NO MEU IPOD aproveita a breve passagem deste editor pelo México para trazer o trabalho de uma artista que já esteve em terras tupinikins, a cantora mexicana LILA DOWNS

LILA DOWNS nasceu em 1968 na cidade mexicana de Tlaxiaco e desde pequena mostrou interesse pela música, sendo os famosos mariachis sua primeira influência musical aos tenros 8 anos de idade cantando músicas mexicanas tradicionais.

Com quatorze anos a cantora mudou-se para os EUA onde passou a estudar vocalização em Los Angeles dando inicio uma futura e bem sucedida carreira musical.

Com a morte de seu pai LILA DOWNS retorna ao México com sua mãe, porém, mais tarde, retornaria novamente aos EUA para estudar antropologia. E foi nos EUA que conheceu Paul Cohen, saxofonista que a incentivou a retomar a carreira musical, o que aconteceria somente depois de terminar seu estudos no México com a viagem da cantora para Nova York para estudar música.

Aos 25 anos, de volta ao México com Paul, ingressa em um grupo de percussão local chamado Los Cadetes de Yodoyuxi. Nesse período LILA DOWNS e Paul passam a alternar temporadas no México e nos EUA, sendo que nos EUA formou o grupo La Trova Serrana que fazia muito sucesso com a comunidade latina cantando músicas tradicionais da cultura mexicana.

Seu primeiro álbum foi lançado em 1994 quando a cantora tinha apenas 26 anos. Ofrenda foi gravado de forma independente e é uma coleção de músicas tradicionais oxaquenhas e mexicanas cantando em espanhol, mixteco e zapoteca, línguas nativas do Estado de Oaxaca.

Em 1996 seu segundo , o Azuláo: En vivo con Lila Downs  gravado ao vivo, é um disco acústico também com musicas rancheiras mas já com forte influência do jazz e que tornou a cantora conhecida além dos limites de Oaxaca.

O terceiro trabalho de LILA DOWNS é o primoroso Árbol de la vida lançado em 2000 que é o responsável pela carreira internacional da cantora, pois chegou a países como Inglaterra, Suíça, Canadá e principalmente nos Estados Unidos culminando com a primeira grande turnê internacional da artista.

O sucesso da turnê rendeu um contrato com a gravadora EMI e o primeiro disco em inglês, o La línea, lançado em 2001 nos Estados Unidos e no México, contando com onze canções em espanhol, três em inglês e uma em maia. O sucesso foi tamanho que o disco chegou a atingir o primeiro lugar em paradas de sucesso dos Estados Unidos, México, Espanha, Reino Unido, França e Áustria.

Sem se desapegar da tradição dos ritmos mexicanos e de letras que retratam problemas de imigração e de preconceito, mas já com notáveis influências do jazz, rock, folk e hip hop LILA DOWNS lançou Uma Sangre e La Cantina em 2004 e 2006 respectivamente.

Ojo de Culebra lançado em 2008 foi o primeiro disco da cantora com lançamento simultâneo também no Brasil e é considerado um dos clássicos da world music e peça obrigatória na discoteca de qualquer bom apreciador de música internacional.

O segundo trabalho ao vivo de LILA DOWNS é o relativamente recente Lila Downs y La Misteriosa en París lançado em 2010 que é também encontrado em DVD.

O mais recente disco é o Pecados y Milagros de 2011 que com apenas dois dias de lançamento atingiu o primeiro lugar de álbum mais baixado no ITunes na categoria world music.

Atualmente a cantora continua em turnê pelo mundo promovendo seu último trabalho.

Fica aqui mais uma dica do Monophono!

Até semana que vem!

Boas melodias!

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: