O QUE ESTÁ ROLANDO NO MEU IPOD: MAURICE KIRYA

Hoje a coluna O QUE ESTÁ ROLANDO MEU IPOD viaja novamente para o continente africano e vai até Uganda para mostrar o trabalho do cantor MAURICE KIRYA.

Maurice faz o chamado Mwooyo, o termo usado em Uganda para definir uma deliciosa mistura da Jazz e R&B o que faz com que seu trabalho esteja paulatinamente conquistando público além dos limites de Uganda apesar do artista estar na estrada há mais de 10 anos cantando e compondo.

Conhecido por seu estilo único, foi MAURICE KIRYA que criou o Mwooyo que costuma chamar de um soul africano.

Sua maior inspiração são as belezas de Uganda. Quando ainda criança, sua mãe colocava todas as crianças do povoado em torno de uma fogueira e as ensinava a cantar. Jamais imaginariam que mais tarde Maurice ganharia o mundo.

Hoje com 28 anos, MAURICE KIRYA começou a cantar profissionalmente ainda com apenas 15 anos gravando com grupos populares de Uganda de música gospel, rap e jazz. O artista  começou então a percorrer todo o continente africano mostrando sua arte e em 2007 ganhou o premio de melhor cantor de R&B da Música Africana, sendo um dos três artistas convidados a se apresentar no primeiro festival de música da MTV feito na África.

Nos anos seguintes Maurice escreveu músicas para importantes cantores de jazz como Brenda Nanyonjo, fez backing-vocal para o cantor e produtor musical Steve Jean e gravou com a queniana Susanna Owiyo e com Pauline Zongo da Tanzania.

Apesar do longo tempo de estrada, seu disco de estreia totalmente autoral foi lançado em dezembro de 2009, o “Misubbaawa” merecendo destaque a música “I will sing” que fez sucesso em todo o continente africano e fora de lá.

O sucesso do disco foi tão grande que MAURICE KIRYA foi o primeiro artista africano convidado a participar do famoso South by Southwest (SXSW) Music Festival em Austin, Texas, Estados Unidos realizado em Março de 2010.

Uma vez por mês o artista se apresenta com o show “The Maurice Kirya Experience” que é responsável por voltar a movimentar a até então apagada cena musical de Uganda.

Atualmente MAURICE KIRYA esta finalizando a gravação de seu segundo disco com a promessa de lançamento para ainda em 2012, com certeza veremos mais um grande trabalho.

Semana que vem tem mais…

Boas melodias!

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: