O QUE ESTÁ ROLANDO NO MEU IPOD: NNEKA

Hoje a coluna O QUE ESTÁ ROLANDO NO MEU IPOD vai falar de Hip Hop, mas não aquele tipicamente americano que estamos acostumados a ouvir, vamos falar de um Hip Hop que vem do continente africano feito pela cantora nigeriana NNEKA.

Nneka Lucia Egbuna nasceu em 1980 na cidade de Warri na Nigéria, filha de pai nigeriano e mãe alemã.

NNEKA começou a cantar ainda criança na escola que frequentava e no coral da igreja que frequentava com sua família.

Aos 18 anos mudou-se para a Hamburgo na Alemanha onde deixou a carreira musical um pouco de lado para se dedicar a faculdade de Antropologia. Desde então a cantora se divide entre a Nigéria e Hamburgo.

E foi em Hamburgo que NNEKA se aproximou do Hip Hop ao conhecer o beatmaker e produtor DJ Farhot em 2003. A primeira grande aparição da cantora aconteceu no ano seguinte cantando com o reggae man Sean Paul em um grande show em um parque de Hamburgo, abrindo as portas para a gravação de seu primeiro disco.

Depois de gravar seu primeiro EP em 2005, o “The Uncomfortable Truth” a cantora saiu em sua primeira turnê internacional passando pela Alemanha, Áustria e Suíça.

Seu primeiro álbum foi lançado no outono de 2005, o “Victim of Truth”, mesmo sendo o primeiro disco da cantora o lançamento já foi em escala internacional, sendo lançado na Alemanha, Inglaterra, França, Holanda, Nigeria e Japão, chamando atenção da imprensa internacional e sendo comparada na Inglaterra a grande diva Lauren Hill.

Após longa turnê pelo mundo todo o segundo disco de NNEKA é lançado em 2008, o “No Longer at Ease”, cheio de hip hop, soul e reggae, é um disco mais lírico com letras políticas falando principalmente sobre a situação do povo nigeriano. A cantora canta em inglês e em Igbo, um dialeto nigeriano.

A música “Hearthbeat” deste disco foi sua primeira música a atingir o ranking Top 50 da Alemanha e, mais tarde, chegaria à posição 20 no famoso UK Singles Chart no Reino Unido.

NNEKA seguiu fazendo shows na Itália, Portugal e França, sendo que neste último país abriu todos os shows do Lenny Kravitz em 2009.

Ainda em 2009 NNEKA fez sua primeira incursão no Estados Unidos tocando em diversas cidades sempre aclamada pela critica especializada.

A turnê americana foi coroada em Janeiro de 2010 com o convite para participar do famoso Late Show de David Letterman em Nova York.

Seu mais recente disco é o “Soul is Heavy” de 2012 que ainda não chegou por aqui, no entanto já aparece nas listas de mais vendidos na Alemanha, Suíça e Áustria.

Vale a pena conferir mais esse grande nome da world music.

Semana que vem tem mais.

Boas melodias!

  1. 14 de julho de 2012

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: