RESENHA: CIDADÃO INSTIGADO EM SÃO BERNARDO


Domingo, dia 27 de maio. Dois ótimos shows gratuitos. De um lado, Franz Ferdinand acompanhado de The Horrors e We Have Band. Três bandas internacionais que se apresentariam no Cultura Inglesa Festival em São Paulo. Do outro, uma das melhores bandas nacionais (na opinião deste editor), Cidadão Instigado se apresentando em São Bernardo do Campo|SP. Ficamos com a segunda opção por três simples motivos:  Cidadão Instigado é uma das minhas bandas de cabeceira, o show aconteceu no ABC Paulista e por fim, o prestígio de se ver um show nacional com qualidade.

Conforme noticiamos anteriormente aqui, o show aconteceu no Parque Municipal Engenheiro Salvador Arena e teve como banda de abertura os músicos do  Cérebro Eletrônico. Infelizmente chegamos quase no final da apresentação, porém era visível o quanto a banda agradou os presentes. Muitos cantavam em couro músicas como “Desestabelecerei“, “Descência“, “Desquite” e “Sóbrio e Só“, faixas presentes no último álbum do Cérebro Eletrônico intitulado “Deus e o Diabo no Liquidificador“. Uma banda realmente competente e com uma criatividade sonora invejável. Para quem ainda não conhece, clique aqui e ouça o novo disco na íntegra em stream.

Uma pausa de quase 30 minutos antecedeu o show do Cidadão Instigado. Um “apresentador”  que se dizia fazer parte de uma escola de samba e afirmando não conhecer nada de rock, tentava interter os presentes com repetidas piadas sobre futebol, causando constrangimento em muitos, a ponto de criar de última  hora uma promoção sem critério algum, valendo um cd do Cérebro Eletrônico.

Cidadão Instigado no palco. O guitarrista Régis Damasceno não esteve presente neste show e foi substituido pelo talentoso músico Estevan Sinkovitz (Jeneci, Elza Soares, Shut Up and Dance). Alguns problemas técnicos referentes ao som, causados por influências externas, gerou um clima de desconforto entre os músicos. Duas tentativas de execução do single “Doido” falharam. Som corrigido, Fernando Catatau e sua incrível guitarra com sotaque, decide avançar para o segundo som do repertório, apresentando a contagiante “Como as Luzes“, e chamando o público para se aproximar do palco. Dai em diante o show foi perfeito, contando com clássicos atrás de clássicos, mesclando músicas novas com antigas.

Do álbum “E o Método Tufu da Experência” foram apresentados os singles “O Pinto de Peitos”, “O Pobre dos Dentes de Ouro“,  “Os Urubus Só Pensam em Te Comer“, fechando o show após o bis com a música “Calma“. As demais músicas que fizeram parte do repertório, entre elas “Contando Estrelas“, “Radiação“, “Deus é uma Viagem“, “O Nada” e “Escolher pra Quê“, estão presentes no álbum “Uhuuu“.

Ir ao show do Cidadão Instigado é uma experiência única: Um rock psicodélico no qual contrastam referências como Roberto CarlosSantanaPink Floyd e Bee Gees, somados a qualidade profissional dos  músicos, dando vida à arranjos que se embalam na música brasileira contemporânea, cheio de guitarras alucinadas e letras poéticas, cantadas numa voz melódica e inconfundível.

Em tempo: O Cidadão Instigado está com um projeto de crowdfunding no ar desde 09 de setembro de 2011, através do site Sibite. O projeto visa captar fundos para a gravação do quarto álbum da carreira, assim como a produção de um show de lançamento do disco. As recompensas para quem contribuir com cotas para o projeto, vão desde o nome do colaborador nos créditos de agradecimento do site oficial da banda até visitas ao backstage da banda, após o show de lançamento do disco. O encerramento está previsto para dia 31 de julho.

Confiram abaixo a música “Calma“, que fechou a ótima apresentação da banda em São Bernardo do Campo|SP:


Fotos e vídeo por Vinicius Paes
Demais fotos do show podem ser conferidas aqui

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: