O QUE ESTÁ ROLANDO NO MEU IPOD: BANDA ALANA

Neste domingo a coluna O QUE ESTÁ ROLANDO NO MEU IPOD traz uma matéria muito especial.

Vamos contar um pouco da história de um projeto social que virou uma banda e de uma banda que é um projeto social. Vamos mostrar um pouco do talento dos jovens da BANDA ALANA.

A ONG Instituto Alana nasceu em 1994 quando alguns empresários iniciaram um trabalho social de apoio aos moradores do Jardim Pantanal na zona leste de São Paulo.

Nos últimos anos o Jardim Pantanal tornou-se nacionalmente conhecido pelos diversos alagamentos que perduram por muitos dias durante as épocas do ano de forte chuva, piorando ainda mais as condições de moradia da população que vive na região.

Todo o Jardim Pantanal foi concebido através de ocupação em condições muito precárias e em uma área de proteção ambiental, sendo uma das regiões mais pobres da cidade de São Paulo.

O Instituto Alana criou o Projeto Espaço Alana para proporcionar atividades recreativas, culturais e educacionais à população carente do Jardim Pantanal, além do apoio à toda a população na resolução de problemas cotidianos.

Em 2007 o Projeto implantou oficinas de música para os alunos de seu Núcleo de Recreação e Cultura, com aulas de canto, percussão e teoria e musicalização infantil.

As aulas de música foram crescendo e as crianças se envolvendo com o estudo de percussão, nascendo então a BANDA ALANA que, além de música de qualidade, tem como principal objetivo mostrar para a comunidade as mudanças de comportamento e de valores que a música pode proporcionar não só aos jovens músicos, mas à todos da comunidade que estão envolvidos no projeto de alguma forma.

A BANDA ALANA retira os jovens das ruas e os transforma em músicos com aperfeiçoamento técnico e artístico.

Todos os alunos moram no Jardim Pantanal e tem entre 12 e 21 anos e através da música e da percussão aprimoram suas habilidades motoras e cognitivas, senso crítico, convívio social e musicalidade.

A BANDA ALANA é regida pelas professoras e musicistas Silvanny Rodrigues e Adriana Biancolini, verdadeiros anjos na vida destas crianças. Este editor já teve o prazer de dividir o palco com a Adriana Biancolini no final dos anos 90.

A BANDA ALANA é formada por Teclado, Violão, Baixo, Metais, Vozes e 32 Percussionistas. Esta formação diferente e especialíssima sob a direção musical de Adriana e Silvanny traz maravilhosas releituras dos mais diversos gêneros musicais.

Em seu repertório muito soul, pop, rock, samba, reggae e MPB com bumba meu boi, cirandas, caboclinho e maracatus.

Emociona ver a alegria no rosto dos jovens da BANDA ALANA, sorrisos representativos de toda a transformação que a música proporciona para suas vidas e de toda a comunidade.

O trabalho da ONG Instituto Alana e das musicistas Silvanny Rodrigues e Adriana Biancolini deve ser aplaudido de pé.

Se você quiser contratar ou convidar a BANDA ALANA escreva para silvanny@bandaalana.org.br ou adriana@bandaalana.org.br e acompanha a agenda no site e facebook do grupo.

Semana que vem tem mais.

Boas melodias!

    • felipe
    • 27 de outubro de 2012

    parabens a todos que execultam esse trabalho é muito bonito! ja tive a alegria de ver este trabalho sou do batuque arte fizemos uma troca de informção bem legal e positiva e hj sou regente da banda clave de lata onde nosos instrumentos são uma mistura de reciclaveis com os instrumentos normais de material proprio, e sempre falo sobre a banda alana e o batuque arte como exemplos de musicalidade e união e espero um dia fazer um troca de informção com vcs denovo tanto com o batuque arte quanto o clave de lata. parabens vcs são magnificos!

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: