TRILHAS E FILMES: TOP 6 MAIS QUE TRILHAS SONORAS


Na maioria dos casos um bom filme vem acompanhado de uma boa trilha sonora, em outros a mesma acaba sendo  o fator determinante para um filme ser considerado um sucesso de bilheteria , imagine a obra de Alfred Hitchcock, “Psicose”, sem a sua trilha clássica na cena do chuveiro ou Dart Vader sem sua marcha imperial em Star Wars. Antigamente nos primórdios do cinema com os irmãosLumiére, mais precisamente em 1895, pianistas eram contratados para tocar nas salas enquanto os filmes eram exibidos criando assim uma melhor interação do público com a obra cinematográfica.

De lá para cá a coisa foi evoluindo e hoje encontramos trilhas sonoras com temas épicos como em “O senhor dos Anéis”ou em “O Gladiador” que retratam épocas em que a música era um privilégio de nobres. Mas também existem as trilhas sonoras voltadas para os moldes comerciais, com bandas consagradas e seus refrãos que muitas vezes acabam associados á um ou mais personagens.

Indo fundo na questão, este editor que vos escreve, fez uma seleção de seis  trilhas sonoras de filmes relacionados ao mundo da música:

1º Backbeat (Os cinco rapazes de Liverpool)

Esse filme do diretor Iain Softley foi lançado em 1993 e conta o começo dos Beatles na época em que o “Fab Four” era na verdade um qinteto, muito antes da fama e da “Beatlemania”. Reza a lenda que o grupo que gravou a trilha sonora conta em sua formação com Dave Grohl do (ex Nirvana, Foo Fighters) e membros do Sonic Youth, outros já dizem se tratar dos próprios atores do filme.

2º Sid e Nancy (O Amor Mata)

Um retrato do que foi o conturbado romance do casal mais polêmico do punk rock, dirigido por Alex Cox e Abbe Wool, a película viu a luz do dia no ano de 1986 e teve em seu elenco Gary Oldman no papel do baixista do Sex pistols e Courtney Love no papel de uma Groupieamiga de Nancy. Na trilha sonora o que já era de se esperar, muito punk rock com Joe Strummer, Circle Jerks e o próprio Gary Oldman.

3° Airheads (Os Cabeças de Vento)

Essa comédia de 1994 conseguiu juntar um time de feras tanto no elenco como na trilha sonora. O filme conta a história de uma banda que cansada de passar por roubadas e disposta a alcançar o sucesso, invade uma rádio com armas de brinquedos rendendo o locutor e obrigando o mesmo a tocar a fita demo do grupo que é composto por Brendan Fraser, Steve Buscemi e Adam Sandler. Na trilha sonora Motorhead, Ice T, Ramones, Prong, entre outros, apresentam um arsenal de músicas diretas e bem na cara.

4º Empire Records (Império dos Discos)

A posição número quatro do nosso top 6 trilhas sonoras também é uma comédia que mostra o dia-a-dia de uma loja de discos prestes a se tornar uma franquia de uma major. Tudo isso serve de pano de fundo para retratar os conflitos interpessoais dos vendedores e dono da loja. Com uma das trilhas sonoras mais legais já lançada, o filme foi bem recebido pela crítica no ano de 1995 e nele podemos ouvir musicas de Gyn Blosson, Edwyn Collins e Cramberries, para amantes do rock dos anos 90 é um prato cheio.

5º Control (Contole)

A importância do Joy Division para o rock é algo incontestável e até hoje fãs do mundo todo choram a perda não só da voz, mas também da figura de Ian Curtis. O melancólico e depressivo vocalista divido entre o amor de sua família (esposa e filha) e o de seu caso extra conjugal, somados a pressão do sucesso e problemas de saúde, teve seus últimos anos de vida registrados no filme, do surgimento do grupo até o suicídio de Curtis em 18 de maio de 1980. Na trilha Sonora  David Bowie, Roxy Music, Iggy Pop, Buzzcocks, Lou Reed, Sex Pistols e New Order pagam tributo a este talentoso musico.

6 º The Commitments

Um jovem empresário tem como objetivo invadir Dublin com a soul music, sendo assim três vocalistas de apoio, um vocalista egocêntrico e mais alguns músicos inexperientes compõe a receita perfeita para tornar esse filme um deleite para amantes do cinema e da música. Do surgimento aos desentendimentos dos integrantes do grupo, o filme mostra a difícil realidade de quem decide partir do zero na música. Sua trilha sonora vendeu mais de 15 milhões de cópias ao redor do mundo, também pudera, só ouvindo para entender.

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: