O QUE ESTÁ ROLANDO NO MEU IPOD: 5 A SECO

Saudações queridos leitores.

Hoje a coluna O QUE ESTÁ ROLANDO NO MEU IPOD traz a vocês um pouco do trabalho de um quinteto que apenas com pouco mais de dois anos de estrada já constrói uma carreira sólida e de muito talento. Vamos falar do 5 A SECO.

O 5 A SECO nasceu da reunião de cinco amigos já tarimbados no meio musical e com solidas carreiras solo como músicos e compositores.

O 5 A SECO é formado por: Vinicius Calderoni (26), Tó Brandileone (24), Leo Bianchini (27), Pedro Altério (23) e Pedro Viáfora (22).

Vinicius Calderoni e Tó Brandilone já lançaram disco solo, o “Trachã” de 2007 e o “Tó Brandilone” de 2008, e são músicos bastante celebrados no cenário da MPB paulistana.

O projeto nasce em 2009 quando o quinteto de amigos resolveu se reunir para uma temporada de apenas quatro shows, no entanto a aceitação do público foi tão grande que o 5 A SECO tornou-se um projeto fixo tocando por todo o país até os dias de hoje.

Como o próprio 5 A SECO se define, o quinteto não é uma banda, mas sim um projeto especial que reúne todo o talento individual de cada músico que o integra. E realmente, quando ouvimos o trabalho do grupo não identificamos uma identidade comum de banda, mas sim uma somatória de estilos e influências confluindo para um resultado magnífico.

Originariamente o 5 A SECO é um quinteto de violonistas e boa parte dos arranjos em suas composições usa esta formação, no entanto seus integrantes se revezam também em outros instrumentos como baixo, guitarra, piano, bateria e percussões.

Um fato que torna o trabalho do 5 A SECO tão interessante é o fato de ser composto por músicos novos pertencentes a uma geração que tem como característica beber de diversas e variadas fontes.

Podemos dizer que o 5 A SECO faz MPB, mas uma MPB que dialoga com o indie rock, o jazz, ritmos regionais, e até mesmo música erudita.

Em entrevista ao portal Colherada Cultural, Vinicius Calderoni afirma que “para falar sobre tudo o que nos influencia precisaríamos de várias páginas de entrevista: vai de Noel Rosa a Los Hermanos, de Luiz Gonzaga a Emicida, de Tom Jobim a Chico César, passando por mais de uma centena de grandes artistas.”

Assim como as mais recentes revelações de sua geração, o 5 A SECO usa a internet como sua principal plataforma de divulgação.

Em junho de 2011 gravou seu primeiro CD/DVD ao vivo em show realizado no Auditório do Ibirapuera em São Paulo que conta com participações especialíssimas de Maria Gadu, Lenine, Chico Cesar, Dani Black e Ivan Lins, e conta com 18 canções de autoria exclusiva de seus integrantes.

O trabalho foi produzido de forma totalmente independente através de captação por financiamento coletivo de fãs pela internet, além de patrocínio do Banco Fator, demonstrando como a internet vem sendo a principal aliada desta nova geração de músicos talentosíssimos.

Este editor é suspeito para falar, pois oriundo do estudo de instrumentos de corda, não tem como ficas fascinado pelo talento do 5 A SECO, mas garanto que vale a pena conferir o excelente trabalho do quinteto.

Conheça mais sobre o 5 A SECO: facebook, twitter, website, e myspace.

Até semana que vem!

Boas melodias!

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: