O QUE ESTÁ ROLANDO NO MEU IPOD: ORQUESTRA VOADORA

Nesses muitos anos estudando música, ouvindo sons diferentes, conversando com músicos, e mais recentemente escrevendo para o Monophono, vez ou outra me deparo com trabalhos que somente poderiam ser fruto da criatividade, inventividade e alegria brasileira.

E é celebrando todo o nosso talento tupiniquim que hoje a coluna O QUE ESTÁ ROLANDO NO MEU IPOD vai contar um pouco da história da interessantíssima ORQUESTRA VOADORA.

Nascida em 2008 nas ruas do Rio de Janeiro, a ORQUESTRA VOADORA bebe da fonte das antigas bandas de fanfarra.

Historicamente Fanfarra era como antigamente se chamava o toque de trompas e clarins nas caçadas no sul da França. Posteriormente o termo passou a ser utilizado para designar as Bandas Marciais que acompanhavam os cortejos cívicos ou regimentos de cavalaria.

O Brasil tem uma bela história de feitos protagonizados por grandes Bandas Marciais, ou de Fanfarra, dos anos 20 até os dias atuais. Em várias cidades ainda encontramos concursos de Bandas de Fanfarra.

Mas foi durante do Carnaval que o brasileiro usando de toda a sua peculiar criatividade que nascem as Marchinhas. A Marcha de Carnaval é um gênero musical que descende diretamente das marchas militares das Bandas Marciais partilhando com elas o mesmo compasso binário das marchas militares, porém de forma mais acelerada, e utilizando sempre os mesmos instrumentos da Fanfarra: Bombo, Atabaque, Caixa, Tarol, Surdo, Prato, Lira, Xilofone, Timpanos, Coneta simples ou com Pisto, Cornetão simples ou com Pisto, Trombone, Trumpete, Saxofone, Melofones, Clarinete, Trompa, Tuba, dentre outros.

Assim, desde a década de 20, Bandas de Marchinhas ocupam as ruas do Brasil durante o Carnaval embalando a festa dos foliões.

Pois bem, a ORQUESTRA VOADORA nasce da união de músicos que se conheceram tocando em blocos de rua no Carnaval carioca e que partilhavam da vontade de continuar tocando durante o ano todo e não somente durante o Carnaval e, ainda, tocar outros estilos musicais além das tradicionais marchinhas de carnaval.

Em seus shows, ou como gostam de chamar, seus vôos, a ORQUESTRA VOADORA transita pelos mais diversos gêneros musicais, passeando pelo Samba, Rock, Grooves, Black, MPB, Jazz, Pop, dentre outros.

Trata-se, portanto, não de uma Banda de Carnaval, mas sim de uma Banda que traz os instrumentos da Banda de Fanfarra para os mais variados gêneros musicais tocando o ano inteiro e que vem ganhando cada vez mais destaque no cenário nacional.

A ORQUESTRA VOADORA é formada por: Daniel Paiva, Sérgio Genovencio, Tiago Rodrigues e Vicente Quintela (Trompetes); Carlos Molina, Juliano B. Pires, Leonardo Campos e Márcio Sobrosa (Trombones); André Ramos(Sax Barítono); Tim Malik (Tuba); André Fioroti, Hugo Prazeres, Lula Mattos, Marcelo Azevedo e Pedro Araújo (Percussão).

Atualmente a ORQUESTRA VOADORA é a grande sensação do pré carnaval carioca reunindo centenas de pessoas em seus ensaios abertos na Marina da Glória. No último Carnaval levou uma verdadeira multidão ao Aterro do Flamengo quando mais de 50 mil pessoas pularam e dançaram ao som dos músicos acompanhados por artistas circenses.

Mas como eu disse, a ORQUESTRA VOADORA não é uma banda que se restringe apenas ao Carnaval. A banda já se apresentou com grandes nomes da MPB como Pedro Luis e a Parede, Bebel Gilberto, Otto, Carlos Malta e Teresa Cristina.

Trabalhando de forma independente, sem o apoio de nenhuma gravadora, a ORQUESTRA VOADORA conta com mais de 8 mil seguidores no Facebook, 3 mil no Twitter e 20 mil acessos em seu site.

Vale a pena conferir o trabalho dessa galera animada.

Semana que vem tem mais.

Boas melodias!

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: