O QUE ESTA ROLANDO NO MEU IPOD: SPIRITUAL

Hoje a coluna O QUE ESTA ROLANDO NO MEU IPOD esta um pouco diferente. Não falaremos sobre um músico em especial, mas sim sobre um gênero musical antigo e não muito difundido aqui no Brasil, mas que esse editor admira há muitos anos pela sua qualidade técnica e expressão dos artistas desse gênero. Vamos falar da música SPIRITUAL.

Alguns chamam este gênero de Gospel Americano, no entanto, entendo que Gospel é um termo mais abrangente e mais ligado a religiões especificas, de modo que não pode ser usado como sinônimo de SPIRITUAL. O Gospel como gênero musical surge muito tempo depois e derivado do SPIRITUAL, assim como o Blues também encontra raízes no SPIRITUAL.

O SPIRITUAL, ou como alguns chamam por aqui, o “Negro ESPIRITUAL” é um gênero musical nascido nos Estados Unidos e que originariamente era interpretado por escravos negros que faziam uso de ritmos do corpo e batiam palmas como acompanhamento da musica. Percebe-se que o SPIRITUAL não esta necessariamente ligado a religião.

O SPIRITUAL para os escravos negros afro-americanos nasce como uma canção de inspiração, marcado por um tom mais calmo e um andamento largo, quase que meditativo, de modo que os escravos podiam cantar sentados enquanto acorrentados e somente com suas vozes, acapella.

Alguns creditam sua raiz em textos bíblicos que mencionam a louvação através de hinos e cânticos espirituais, daí o nome “SPIRITUAL”.

Sua origem remonta ao ano de 1776, mas foi somente em 1860, quando a maioria dos Estados Americanos já haviam emancipado a escravidão que as primeiras canções começaram a ser publicadas.

Documentário em inglês que conta um pouco da história do SPIRITUAL.

Apesar de sua raiz e entonação religiosa, o SPIRITUAL tinha uma finalidade política buscando como objetivo o fim da escravidão. Grande parte das canções era composta por escravos já libertos que inseriam nas letras códigos para instruir os ainda escravos sobre os melhores meios de fuga e como encontrá-los.

A título de curiosidade observe a letra da canção “Wade in the Water” que, em um primeiro momento parece ser inocente, mas na verdade tinha o objetivo de ensinar os escravos a fugirem pela água para que os cães de seus senhores não os conseguissem rastrear:

“Ande na água (criança)
Ande na água
Ande na água
Deus vai atormentar a água

Se voce não acredita, eu fui perdoado
Deus vai atormentar a água
Eu quero que você siga-o até as margens da Jordânia
(Eu dissse) Meu Deus vai atormentar a água
Voce sabe quão gelada água é escura e fria
(Eu sei que meu) Deus vai atormentar a água
Voce sabe que ela esfria meu corpo mas não minha alma
(Eu disse que meu) Deus vai atormentar a água

(Vamos) vamos andar na água
Andar na água (criança)
Andar na água
Deus vai atormentar a água

Bom, se voce chegar lá antes de mim
(Eu sei) Deus vai atormentar a água
Diga aos meus amigos que eu também estou indo
(Eu sei) Deus vai atormentar a água
Algumas vezes eu estou bem, Senhor! Algumas outras eu estou mal.
(Voce sabe que meu) Deus vai atormentar a água
Algumas vezes eu estou caído
Deus vai atormentar a água
(Eu sei que meu) Deus vai atormentar a água

Ande na água (criança)
Ande na água (criança)
Deus vai atormentar a água”

A música era a melhor e mais rápida forma de disseminar os caminhos para a liberdade e ainda injetavam animo à sofrida vida dos escravos.

Nascidas nos Estados Unidos, as letras do SPIRITUAL são em inglês, e a melodia sempre segue um tom de otimismo e cantada com jubilo ou em tom de meditação com reflexão espiritual ou mesmo de lamento pessoal.

Normalmente é cantada solo e acapella já que os negros escravos não possuíam nenhum instrumento musical, sendo mais tarde, após a abolição da escravatura, acompanhada por simples gaita.

Foi somente com sua incorporação a cultos religiosos que o SPIRITUAL assumiu sua forma mais conhecida nos dias de hoje, sendo cantado em coro, mas sempre com a participação de um solista. O coro canta as respostas ao solista em forma de refrão ou ainda ecoa o próprio solo, como responsório, durante toda a música.

Também é comum a variação de tons dentro da mesma canção. O interprete entoa os versos de forma calma e no refrão entoa uma postura e dicção mais arrastada e agressiva, subindo o timbre e atacando os versos com mais velocidade.

O SPIRITUAL é um gênero musical que emociona, que é cantado com perfeição técnica, mas também com uma perfeição que só atinge aqueles que nasceram com o dom de cantar com a alma, como o espírito, e que, ainda, tem o poder de deixar o ouvinte mais leve, mais alegre, em verdadeiro júbilo.

Irmãs Elô e Estela Paixão cantando um classico SPIRITUAL acapella.

Espero que tenham gostado.

Semana que vem tem mais!

Boas melodias!

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

