O QUE ESTA ROLANDO NO MEU IPOD: VANIA ABREU

Hoje a coluna O QUE ESTA ROLANDO NO MEU IPOD vai falar de uma cantora baiana, já com um bom temo de estrada, e que com certeza vocês já ouviram músicas interpretadas por ela na trilha sonora de filmes nacionais e novelas, vamos falar da talentosíssima VANIA ABREU.

VANIA ABREU começou sua carreira cantando em bares na noite de Salvador e em festivais intercolegiais ainda na década de 80. Na mesma época também era presença marcante fazendo backing vocal de conhecidos artistas baianos.

Sua primeira banda foi a “Biss” fundada em 1990 e que se apresentava no circuito de bares de Salvador e que lançaria seu primeiro disco em 1991 e seguiria fazendo sucesso no carnaval baiano.

Em 1995 VANIA ABREU mudou-se para São Paulo e lançou seu primeiro cd solo pela gravadora Warner Continental o “Vania Abreu” e faz diversas participações especiais como convidada em shows de Chico Cesar, Zeca Baleiro, Jota Veloso, entre outros.

Em 1996 estréia seu primeiro show em carreira solo no projeto “Terça da Boa Música” em Salvador e a canção “As quatro estações” passa a ser uma das músicas mais executadas nas rádios de São Paulo.

O segundo cd de VANIA ABREU é de 1997 chamado “Para mim” e também lançado pela Warner Continental com show de estréia no Tom Brasil em São Paulo e a consagrando como uma das grandes interpretes brasileiras da década de 90 ao lado de Marisa Monte, Cássia Eller, Zélia Duncan e Adriana Calcanhoto.

Seu terceiro cd, e também de muito sucesso, foi o “Seios da Bahia” de 1999 pela gravadora Velas e show de estréia em Salvador.

Nos anos que se seguiram após o lançamento de seu terceiro cd, VANIA ABREU apresentou-se em diversos palcos entre Salvador e São Paulo, bem como participou de diversos projetos com grandes nomes da Musica Popular Brasileira como Maria Bethânia, Alcione, Carla Visi, Mônica Salmaso, Toquinho, e sua irmã Daniela Mercury.

Seu quarto cd foi lançado em 2004, o “Eu Sou a Multidão” com turnê por todo o país e destaque para show em parceria com Ivan Lins em Salvador.

O quinto cd é o “Pierrot & Colombina” de 2006 que é na verdade um projeto de VANIA ABREU com Marcelo Quintanilha sendo um álbum com diversas referências ao carnaval com a citação dos personagens do título do álbum em diversas canções. Vale o destaque de que a disposição das canções segue uma cronologia das etapas do reinado do Rei Momo.

Em 2007 VANIA ABREU lançou o “Misteriosa Dona Esperança” seu sexto cd solo com produção de Serginho Rezende e distribuição pela Tratore.

No final de 2010, depois de mais de 15 anos de carreira, VANIA ABREU gravou o DVD “Na volta que o mundo da” que faz um apanhado daquilo que fez de melhor em toda sua carreira.

Registra-se que VANIA ABREU tem um sétimo cd com músicas inéditas já gravado, o “Flor da Bahia”, mas que, gravado de forma independente, ainda não foi lançado.

DISCOGRAFIA

  • 1995 – “Vania Abreu” –      produção Ary Sperling – gravadora Continental
  • 1997 – “Pra Mim” – produção      Guto Graça Mello – gravadora Continental
  • 1999 – “Seio da Bahia” –      produção Paulo Dáfilin – gravadora Velas
  • 2004 – “Eu Sou a Multidão” –      produção Paulo Dáfilin – Páginas do Mar
  • 2006 –“Pierrot &      Clombina” projeto especial com Marcelo Quintanilha– Produção Mauricio      Tagliari – YB Music,      distribuído pela Tratore
  • 2007 – “Misteriosa Dna      Esperança” – produção Serginho Rezende – Páginas do Mar, distribuído pela      Tratore.

 

Vale a pena conferir o trabalho dessa incrível cantora que sem dúvidas é um dos grandes nomes de nossa MPB e que merecia continuar, nos dias de hoje, tendo o mesmo destaque que teve nos anos 90.

Semana que vem tem mais! Até lá!

Boas melodias!

Fotos por: Alessandra Fratus e Rodolfo Magalhães.

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: