O QUE ESTA ROLANDO NO MEU IPOD: FUNK COMO LE GUSTA

Hoje a coluna O QUE ESTA ROLANDO NO MEU IPOD vai falar de uma banda, ou melhor, de uma verdadeira e genuína big band que é muito especial na formação musical deste editor.

Mais ou menos por volta do ano de 1999, recebi um convite de um grande amigo, e também músico na época, para acompanhar-lo ao show gratuito de uma banda que, apesar do pouco tempo de estrada, já cultivava um público fiel entre os “moderninhos” da época. Em uma tarde chuvosa de sábado, no Parque Ibirapuera em são Paulo eu conheci e virei fã do FUNK COMO LE GUSTA.

O FUNK COMO LE GUSTA nasceu em 1998 na cidade de São Paulo formado por grandes músicos que, em sua maioria, tinham um bom tempo de estrada em shows acompanhando bandas e cantores nacionais já de carreira consolidada.

Aos leigos sempre causou estranheza eu afirmar que gostava muito de uma banda de Funk, pois muitos confundem este estilo musical com a música que surgiu nas periferias do Rio de Janeiro e caracteriza-se por rimas cantadas em cima de uma batida totalmente eletrônica e que, não se sabe ao certo o porquê, também foi chamado de Funk.

Na verdade o Funk é um gênero musical que nasceu na década de 60 quando músicos afro-americanos misturaram soul, jazz e R&B, e que tem como pano de fundo o groove rítmico do baixo e da bateria. No Funk o destaque não esta na melodia e na harmonia mas sim no groove, no balanço.

Unido ao groove, o Funk traz um maravilhoso set de metais que dão corpo a música.

Para se ter idéia da importância do Funk na história da música basta dizer que foi o ritmo que inspirou os grandes nomes do Jazz nos anos 70 como Miles Davis, Herbie Hancock e Eddie Harris.

O FUNK COMO LE GUSTA é, portanto, uma big band que mistura o soul, jazz e R&B característicos do Funk com o samba, a musica latina e a Black music, fazendo um som de qualidade impecável.

Desde o início, uma das características mais marcantes do FUNK COMO LE GUSTA sempre foi a realização de inesquecíveis Jam Sessions com grandes nomes da música nacional acompanhados pela formação de big band.

No primeiro show ao vivo que assisti, ainda com Paula Lima nos vocais em algumas músicas, a banda contava com dois bateristas, o que demonstra o espírito do FUNK COMO LE GUSTA em inovar e ousar.

Neste espírito, o FUNK COMO LE GUSTA já contou com participações de Sandra de Sá, Fernanda Abreu, Jorge Bem Jor, Thaide, DJ Hum, Marcelo D2, Toni Tornado, Paulo Moura, Osvaldinho do Acordeom, DJ Mark, Chico Science e Nação Zumbi, dentre outros.

A formação atual conta com:

Reginaldo 16 – Trompete, Vocal e Bateria / James Müller – Percussão e Vocal  / Eron Guarnieri – Teclado, Vocal / Emerson Villani – Guitarra, Vocal / Kuki Stolarski – Bateria / Sérgio Bartolo – Contrabaixo / Kito Siqueira – Saxofone, Barítono e Alto / Tiquinho – Trombone /Hugo Hori – Saxofone, Tenor e Flauta / Jorge Ceruto – Trompete.

Discografia

  • 1999 – Roda      de Funk – ST2
  • 2004 – FCLG      – ST2
  • 2005 – DVD Funk      “Ao Vivo” Como Le Gusta’ – ST2
  • 2011 – A      Cura Pelo Som – Radar Records

O primeiro trabalho de 1999, o maravilhoso Roda de Funk, também lançado em vinil, traz muito samba-rock e grooves totalmente instrumentais, tendo como destaques as faixas “Meu Guarda Chuva” na voz de Paula Lima e o samba-rovk até hoje muito executada por ai “16 Toneladas”.

Em 2004 a banda lançou o FCLG que mostra uma fase ainda mais experimentalista do FUNK COMO LE GUSTA com a mistura do groove do Funk com chorinho e e música eletrônica.

Como toda big band que se preze, além do som encorpado e dançante, merece destaque a performance de palco do FUNK COMO LE GUSTA. Se você gosta do CD, ao assistir a banda ao vivo vira fã de imediato.

E para trazer ao público toda essa explosão ao vivo, em 2005 a banda lançou o DVD Funk “Ao Vivo” Como Le Gusta que é item obrigatório na coleção de quem aprecia boa música.

Após um longo período sem lançar nada novo, em 2011 a banda lançou o A Cura Pelo Som. Trata-se de um álbum duplo, sendo o A Cura Pelo Som lançado em CD (únidade física) e o A Cura Pelo Som – Lado B lançado de forma virtual. Ainda não tive oportunidade de ouvir todo o trabalho, mas como tudo que o FUNK COMO LE GUSTA faz não tenho dúvidas que é pedrada da melhor qualidade.

Se você leitor ainda não conhece o trabalho do FUNK COMO LE GUSTA procure saber mais, garanto que vale muito a pena.

Você pode saber mais sobre a banda no facebook, twitter, myspace, orkut, youtube e reverbnation.

Até semana que vem!

Boas Melodias!

 

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: