O QUE ESTA ROLANDO NO MEU IPOD: HOTEL BOSSA NOVA

Hoje a coluna O QUE ESTA ROLANDO NO MEU IPOD vai falar de uma preciosidade garimpada por este editor, vamos falar do quarteto HOTEL BOSSA NOVA.

Você deve estar imaginando que estamos falando de uma banda carioca que faz Bossa Nova de qualidade ou algo do tipo.

Não, HOTEL BOSSA NOVA é uma banda de Wiesbaden. Ainda esta difícil não é mesmo?

Wiesbaden fica na Alemanha, isso mesmo, Alemanha!

A HOTEL BOSSA NOVA é uma genuína banda daquilo que na Europa é chamado de Jazz Brasileiro, uma mistura de Cool Jazz com Samba e Bossa Nova.

Peço licença para abrir um parêntese aqui, em minhas pesquisas musicais por ai me impressiona o quanto a Bossa Nova brasileira é apreciada e valorizada no mundo todo. Desde Estados Unidos, passando por toda a Europa e chegando até no Japão encontramos diversos artistas talentosíssimos tocando e cantando Bossa Nova. Enquanto no exterior a Bossa Nova é equiparada ao Jazz, no Brasil não vemos novos artistas cantando ou gravando este estilo musical. Será que Tom Jobim e João Gilberto foram os últimos grandes nomes de destaque da Bossa Nova em seu estado mais puro?

Bem, voltemos ao HOTEL BOSSA NOVA. A banda é formada por Tilmann Hoehn (cordas), Wolfgang Stamm (bateria e percussão), Alexander Sonntag (contrabaixo) e Liza da Costa (vocais).

Liza da Costa nasceu em Portugal, filha de mãe portuguesa e pai indiano, e foi crianda na Alemanha, sendo desde sempre apaixonada por Tom Jobim.

Na grande Wiesbaden seu destino foi cruzado com maravilhosos músicos de jazz e que também apreciavam a boa e velha Bossa Nova brasileira. Nascia então a HOTEL BOSSA NOVA com um só de uma enorme primazia técnica e ao mesmo tempo envolvente, gostoso de ouvir. Ah, sim, ela canta em alto e bom português.

Nas palavras de Liza da Costa: “A Bossa Nova é o nosso planeta azul pálido que nos mantém juntos, mesmo quando partimos para outros mundos nós sempre voltamos à nossa Bossa Nova”.

O HOTEL BOSSA NOVA nasceu em 2005 e de tempos em tempos acaba ganhando destaque na cena alemã de jazz.

Todos os músicos possuem projetos paralelos e solo, mas sempre acabam se reunindo para shows como o HOTEL BOSSA NOVA, razão pela qual, apesar de existir há mais de seis anos, sua discografia é bem tímida.

DISCOGRAFIA

  • 2006: Ao Vivo
  • 2009: Supresa
  • 2011: Bossanomia

Já no primeiro álbum em 2006 o HOTEL NOSSA NOVA inovou estreiando com um trabalho gravado ao vivo. O disco passeia por diversos clássicos da Bossa Nova.

O segundo álbum, este gravado em estúdio em 2009, é inteiro dedicado a dar uma nova roupagem à composições de Tom Jobim sendo um trabalho muito interessante.

E  recentemente, em 2011 lançaram o Bossamania que cria um universo próprio de jazz influenciado pela Bossa Nova, sendo, definitivamente,  um trabalho mas técnico, no entanto sem perder a docura que é peculiar nas canções interpretadas pelo HOTEL BOSSA NOVA.

Escutem as canções e tirem suas conclusões. É ou não é muito bom e diferente?

Preciso encontrar um jeito de comprar estes álbuns, acho que só na Alemanha mesmo…

Até semana que vem!

Boas melodias!

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: