O QUE ESTA ROLANDO NO MEU IPOD: NOVAS DIVAS DO JAZZ

Hoje em nossa coluna O QUE ESTA ROLANDO NO MEU IPOD vamos mostrar para vocês leitores os novos nomes do Jazz que prometem seguir o legado deixado por Ella Fitzgerald e Billie Holiday.

Obedecendo toda a sofisticação que o Jazz exige, sobretudo abusando do apuro técnico e da criatividade musical, temos sido brindados com uma bela safra de novas cantoras que tentam manter esta tradição jazzistica viva mostrando que o Jazz esta sim mais vivo do que nunca.

Vamos conhecer algumas dessas cantoras.

SARA GAZAREK 

Sara Gazarek  é americana de Seattle mas foi em Los Angeles em 2000 que passou a estudar musica na tradicional Thornton School of Music.

Dona de uma voz suave mas ao mesmo tempo marcante, Sara Gazarek lançou seu primeiro álbum em 2005 chamado “Yours”, trabalho de estréia que a fez chegar no Top Ten da Billboard na categoria Tradicional Jazz e com que o álbum atingisse a marca de álbum mais baixado no Itunes da Alemanha e da França.

Seu segundo álbum foi lançado em 2007, “Return to you” também sendo um grande sucesso de critica e de publico.

Além desses dois trabalhos Sara Gazarek também lançou o trabalho ao vivo, o “Live at the Jazz Bakery” de 2006 e o recente “Where Time Stands Still” de 2010 que é um álbum do grupo alemão de jazz Triosence estrelando Sara Gazarek nos vocais.

O que ouvir: “Leaving on a Jet Plane”; “The Luckiest”; e “Makes Me Feel That Way”.

SOPHIE MILMAN

Acredite ou não, Sophie Milman tem origem judaica e nasceu na Rússia, viveu toda sua infância e boa parte da adolescência em Israel e então mudou-se para Toronto, Canada, onde vive até hoje.

Toda essa diversidade de culturas tão diferentes entre si serviu de influência para que Sophie Milman fizesse um Jazz universal e único.

Em 2004 lançou seu primeiro álbum que tem seu nome como título, “Sophie Milman”. Neste trabalho destaca-se a gravação da musica “Água de Beber” de Tom Jobim e Vinicius de Morais.

Acompanhe: uma russa, criada em Israel, morando no Canada lança uma versão em Jazz de um sucesso da bossa nova brasileira. Essa é Sophie Milman!

Em 2007 Sophie Milman lançou o álbum “Make Someone Happy” que a consagrou no Canadá e em 2009 o “Take Love Easy” que foi responsável pela projeção de seu nome internacionalmente.

O que ouvir: “Take Love Easy”; “Água de Beber”; e “Eli, Eli”.

DIANE BIRCH

Diane Birch nasceu em Michigan, EUA, mas passou toda sua infância e adolescência vivendo no Zimbabwe, África do Sul e em Sidney, Austrália. Hoje, após morar algum tempo em Londres, reside em Nova York.

Seu talento para musica despertou desde muito cedo, sendo que aos 7 anos de idade já estudava piano.

Diane Birch faz um Jazz mais experimentalista que, sem deixar as raízes tradicionais de lado, flerta constantemente com outros estilos e ritmos.

Seu primeiro álbum foi lançado em 2009, o “Bible Belt” tem todas as letras e musicas compostas por ela e conta com a participação de consagrados músicos como Lenny Kaye (do The Patti Smith band), Adam Blackstone (The Roots e Jay Z) e Cindy Blackman (Lenny Kravitz).

O que ouvir: “Fools”; “Valentino”; e “Fire Scape”.

HOPE WAITS

Hope Waits é americana de Luisiana e dona de um incrível talento que sobreviveu às agruras de uma dolorosa e pobre infância. Sendo a sétima de uma família de doze irmãos e filha de um pai alcoólatra, Hope Waits passou toda a infância mudando-se de lugar pra lugar muitas vezes sem ter o que comer.

Seu interesse pela musica começou a despertar ainda criança em tentativas de cantar em corais de igreja, no entanto Hope Waits sempre foi desencorajada por sua mãe, o que fez com que todo o seu talento ficasse adormecido durante muitos anos.

Aos 21 anos, após o assassinato de sua mãe, Hope Waits voltou a cantar e, em uma dessas ocasiões, foi descoberta pelo produtor Peter Malick que foi responsável pelo lançamento de seu álbum de estréia homônimo.

Hope Waits faz um Jazz mais inspirado na musica dos anos 40 e 50, com um timbre de voz que lembra muito Norah Jones, flerta também com o blues em suas canções.

O que ouvir: “Yesterdays”; “The Ballad of Judith Anne”; e “Come Rain or Shine”.

JANE MONHEIT

Jane Monheit é americana e começou sua carreira musical ainda criança estudando clarinete e cantando em produções teatrais locais.

Aos 20 anos de idade Jane Monheit ficou conhecida após ficar em segundo lugar em uma renomada competição internacional de cantoras da Jazz diante de um júri composto por Dee Dee Bridgewater, Nnenna Freelon, Diana Krall, Dianne Reeves e Joe Williams.

Em 2000 Jane Monheit lançou se álbum de estreia, o “Never Never Land” que ficou Billboard Jazz chart por quase um ano.

Desde então Jane Monheit lançou “Come Dream with me” (2001), “In the Sun” (2002), “Take a Chance on Love” (2004), “The Season” (2005), “Surrender” (2007) e “The Lovers, The Dreammers and Me” (2009).

Destque para “Surrender” de 2007 que tem forte influência da musica brasileira com uma versão em inglês da música “O Cantador”, de Nelson Motta e Dori Caymmi agora chamada “Like a Lover”, feita por Sérgio Mendes.

O que ouvir: Cheek to Cheek; Some other Time; e Like a Lover.

ERIN BOHEME

Erin Boheme é americana de Winsconsin e iniciou sua carreira musical cantando em casamentos e formaturas.

Em 2004 foi convidada a trabalhar com o pianista Mike Melvoin o que fez com que seu material chegasse até a gravadora Concord Jazz que assinou com a cantora para lançamento de seu primeiro álbum “What Love Is” em 2006.

Em 2009 Erin Boheme lançou seu segundo álbum “Someone to Love”.

Erin Boheme faz um jazz que mistura diversas gerações de jazz, indo do jazz old school até o jazz mais pop e swingado.

O que ouvir: “Anything”; “Give Me One Reason”; e “One Night With Frank”.

Com certeza ainda ouviremos muito dessas grandes cantoras.

Até semana que vem!

E sempre boas melodias!

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: