VERSÕES: LEONARD COHEN x JEFF BUCKLEY

Trazemos hoje ao leitor do Monophono a difícil missão de escolher a melhor versão da música “Hallelujah”, tarefa essa que não será muito fácil se levarmos em conta os dois importantes músicos que interpretam esta canção. Apesar de existirem inúmeros covers e versões de “Hallelujah“, iremos focar a matéria em Leonard CohenJeff Buckley por um simples motivo: Um é o criador, o outro semeador da música.

Quem deu origem a música “Hallelujah” foi o cantor, compositor, poeta e escritor canadense Leonard Norman Cohen.  Nascido em Montreal no ano de 1934, Cohen só foi se dedicar a música 30 anos depois, quando já era consagrado autor de romances e livros de poesia. Lançou 11 álbuns de estúdio, 6 álbuns ao vivo e participou de diversas coletâneas. A música em questão foi gravada originalmente em 1984, fazendo parte do álbum “Various Positions”.
Gravada por diversos artistas como Bon Jovi, John Cale, Rufus Wainwright, K. D. Lang e Alexandra Burke, “Hallelujah” realmente ganhou vida na voz de “Jeff Buckley”

Jeffrey Scott Buckley (1966 – 1997)  foi um cantor, compositor e guitarrista norte-americano. Lançou apenas um álbum de estúdio, intitulado “Grace“. É deste álbum que vem a versão de “Hallelujah” eternizada até hoje. No ano de 2004 a canção foi eleita a #259 das 500 melhores canções de todos os tempos pela revista Rolling Stone.
Jeff Buckley foi considerado pelos críticos uma das maiores revelações promissoras da década de 90, porém, infelizmente,  morreu afogado enquanto nadava no rio Wolf, afluente do Rio Mississipi, no ano de 1997.

Confiram abaixo as versões ao vivo e estúdio de “Hallelujah” por Leonard CohenJeff Buckley:

Hallelujah – Versão estúdio por Leonard Cohen

Hallelujah – Versão ao vivo por Leonard Cohen

Hallelujah – Versão estúdio por Jeff Buckley

Hallelujah – Versão ao vivo por Jeff Buckley

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: