O QUE ESTA ROLANDO NO MEU IPOD: GRUPO ECCO

Bom dia Leitores,

Quando aceitei escrever para o blog Monopohono criei a coluna O QUE ESTA ROLANDO NO MEU IPOD não com a finalidade jornalística, pois, de fato, estou bem longe de ser um jornalista. A intenção desta coluna é manter um bate papo com vocês leitores e dividir com o público o enorme talento de músicos novos que estão batalhando por um espaço nesta babilônia cultural que é nosso país.

E é nesse contexto que hoje vamos falar dos queridos amigos do GRUPO ECCO.

O GRUPO ECCO nasceu em 2009 e é composto por Cristiano Santos (voz), Eloiza Paixão (voz), Estela Paixão (voz), Rafael Horta (voz), Thiago David Vieira (violão 7 cordas), David Esteves (baixo) e Kabé Pinheiro (percussão).

A proposta do GRUPO ECCO, que conta um quarteto de vozes afinadíssimas, é usar a voz não somente como back vocals, mas também como preenchimento harmônico nas canções.

As irmãs Eloiza e Estela Paixão, abençoadas com lindas vozes, iniciaram sua carreira musical cantando em corais e hoje são professoras de canto

Cristiano Santos é um músico multi-instumentista que tem como  especialidade o uso da voz de forma brilhante. Dono de um absurdo talento  para musica, Cristiano sempre trabalhou com musica acapella e hoje também leciona.

Antes do GRUPO ECCO, Cristiano e as irmãs Paixão trabalharam em um projeto com musica acapella.

Acapella é uma expressão italiana utilizada mundialmente pra designar a musica vocal sem o acompanhamento de instrumentos. Sua origem é atribuída ao canto gregoriano que é executado por monges ou clérigos utilizando apenas as vozes sem instrumentos.

E o destino fez com que o caminho dos três músicos cruzasse com o também talentosíssimo musicista Rafael Horta. Além de possuir uma linda e afinada voz, Rafael sempre esteve envolvido em trabalhos de produção musical.

Confira GRUPO ECCO mostrando toda a beleza da musica acapella interpretando “Canto dos Escravos”.

Todo esse caldeirão de talentos, cada qual com sua característica singular, iniciaram este belo projeto musical chamado GRUPO ECCO, onde o canto une-se umbilicalmente à harmonia do violão, baixo e percussão.

Outra característica singular do GRUPO ECCO é o uso do violão de 7 cordas de Thiago David Vieira. Instrumento popularizado no Brasil pelo Choro e pelo Samba que confere uma roupagem toda especial à musica do GRUPO ECCO através dos arranjos criados por Thiago David.

Une-se ao violão de 7 cordas o baixo marcante de David Esteves usado não só como simples acompanhamento, mas com linhas definidas que se destacam nas melodias

Cuidando do rítimo das canções, o GRUPO ECCO conta com toda a criatividade do experiente percussionista Kabé Pinheiro.

A direção geral fica a cargo de Rafael Horta e os arranjos são todos criados por Cristiano Santos e Thiago David Vieira.

E essa é a maravilha do GRUPO ECCO que utiliza toda a técnica apurada de seu quarteto vocal para interpretar belíssimas musicas do nosso cancioneiro popular em arranjos cuidadosamente construídos.

Em seu primeiro projeto chamado Por ser de lá, o GRUPO ECCO apresenta musicas que retratam a atmosfera de migrações carregada pelo sentimento de saudades da terra natal e desafios apresentados pelo novo.

Aqui o GRUPO ECCO se apresenta com participação especial da cantora Dandara Modesto.

Com essa proposta de trabalho o GUPO ECCO cria novos arranjos para canções de compositores consagrados da musica popular brasileira, bem como da voz à composições de novos talentos.

O poeta Antonio Aleixo uma vez escreveu:

“Tem a musica o poder

de tornar o homem feliz

nem há quem saiba dizer

tanto quanto ela nos diz.”

E é isso que sentimos ao ouvir o GRUPO ECCO, uma enorme felicidade provocada por canções que nos tocam e emocionam a cada nota tocada e a cada verso cantado.

Confira apresentação do GRUPO ECCO com a cantora Lia Cordoni.

E o GRUPO ECCO esta em estúdio gravando seu primeiro cd com um repertório que promete surpreender. Vamos aguardar ansiosamente….

Até semana que vem.

Boas melodias!

Créditos das fotos e videos: Camila Mattos, Katia e Simão Trindade, Priscila Guimarães, Emilly Oliva e Paulo Horta

Conheça mais sobre a banda na fanpage do facebook, canal do youtube, ou no website.

    • Rafael Horta (Grupo Ecco)
    • 6 de novembro de 2011

    Meu querido, que texto lindo!
    Poxa, a gente fica muito lisonjeado com suas palavras.
    Obrigado obrigado obrigadoooooooooo!!!!!
    Esse tipo de crítica só dá mais força pra continuarmos traçando esse caminho difícil, mas apaixonante, da música!
    abs

    • Meu querido amigo, que bom que vocês do Grupo Ecco gostaram!
      Pode contar com nós do Monophono para divulgação de trabalhos e shows.
      Forte Abraço

  1. 30 de junho de 2012

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: