UM DIA NA CIDADE DO ROCK | ROCK IN RIO 2011 – PARTE 2


Após o Maná foi a hora de matar minha curiosidade com o show Maroon 5 liderado pelo show man Adam Levine.

Nos últimos anos, ouvindo apenas Kiss Fm e garimpando outras coisas diferentes pela internet, estava meio alheio ao trabalho do Maroon 5, na verdade conhecia apenas uma ou duas musicas e só.

Qual não foi minha surpresa ao descobrir no RIR que é esta banda a mais amada e idolatrada pelas jovens e adolescentes apaixonadas pelo carisma do vocalista Adam e com todas as musicas decoradas e cantadas na integra em alto e bom som por boa parte das mais de 100 mil pessoas que ali estavam.

Foi um grande show com muita interação da banda com o publico e um pop rock vigoroso e encorpado, gostoso de ouvir.

Destaques para as baladas “She Will be loved” e “Sunday Morning”, musicas que até eu também sabia cantar… Grande show e grande energia!

Ai então a apoteose, o show dos britânicos do Coldplay liderados pelo grande Chris Martin.

Neste momento todo mundo que estava na Cidade do Rock se aglomerou na platéia do palco Mundo formando uma multidão que pulava, gritava e cantava todos os hits entoados por Chris.

E foi um show completo, muitos efeitos visuais, fogos, surpresas e performances eletrizantes. Lasers, papel picado, bexigas, e bolas gigantes coloridas jogadas na platéia fizeram parte do show.

E Chris não para. Anda o tempo todo pelo palco, pula, ajoelha, deita no chão, se reveza entre guitarra, piano, teclado e ainda sobra tempo para cantar.

Aproveitaram para mostrar 7 musicas do novo trabalho que sai somente no final de Outubro chamado “Mylo Xyloto”. São baladas maravilhosas e empolgantes, com certeza será um grande álbum como todos os outros do Coldplay.

Seguiram-se hits como “Yellow”, Fix You”, “Lost!”, e a magistral “The Scientist”. Também não poderiam faltar as maravilhosas “Violet Hill”, “Clocks” e “In my Place”, esta ultima cantada em um coro ensurdecedor.

Mas o ponto alto foi com o hino “Viva la Vida” com o “oh oh oh oh ohhhhh” entoado em coro uníssono pelas mais de 100 mil pessoas em um dos momentos mais lindos que já vi em um show.
Depois do biss com canções do álbum novo chegou a hora de ir embora com uma certeza, Coldplay é sim um espetáculo imperdível e que deve entrar na lista dos “shows que devo assistir antes de morrer” de todos que curtem boa musica.

Nota sobre a estrutura

Ainda não conhecia o Rio de Janeiro, e, como bom Paulista, tinha aquela imagem de cidade violenta, na verdade a mesma que os cariocas têm de São Paulo. Ou seja, fui para o RIR com medo.

A diferença para São Paulo é que lá parece que tudo é mais exposto, até pela cidade ser menor e a periferia maior.

É comum ver policias com metralhadoras e fuzis empunhados, até quando andando de moto no caso do Bope, assim também como vimos motoqueiros descalços, sem camisa e armados circulando tranquilamente pela cidade sem ser parados pela policia.

E de fato não tinha quase nenhum policiamento preventivo nos arredores do show ou nos bairros próximos. Cambistas e ambulantes irregulares trabalhavam tranquilamente.

Nota 10 para o esquema de transporte coletivo montado para suprir a demanda do festival. De maneira muito rápida compramos o cartão de ônibus e conseguimos embarcar para a Cidade do Rock enfrentando uma fila que, apesar de muito grande, andava muito rápido, acontecendo o mesmo na volta.

A oferta de taxis também era abundante, mas o preço tão caro quanto São Paulo.

Dentro da Cidade do Rock filas grandes para comer e para o banheiro, mas isso faz parte de qualquer grande festival.

A segurança particular dentro do festival também era infinitamente menor para o tamanho do público, o que favoreceu o consumo e comércio de drogas ilícitas no meio da galera, mas sem grandes incidentes.

Trânsito caótico, aeroportos cheios e vôos atrasados também fizeram parte da festa. Ainda há muito que evoluir para não passar vergonha em 2014 e 2016, o que não é um problema só do Rio, mas de todo o Brasil.

Foi muito cansativo mesmo mas valeu a pena, no entanto, acho que em 2013 acompanho o RIR pela TV mesmo…

Abraço a todos!

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: