RESENHA: LOOKING FOR A HERO – NOVO ÁLBUM DO NITROMINDS

Os veteranos do hardcore brasileiro acabam de quebrar um jejum de 4 anos sem lançar um álbum de inéditas. O novo disco do Nitrominds e sucessor de “Verge Of Collapse” –  2007 , intitulado “Looking for a Hero” será lançado no dia 29  de outubro via Zona Punk Records/Fusa Records/HeartsBleedBlue, com produção de Rodrigo Corsi, e o Monophono recebeu uma cópia deste novo trabalho antes de seu lançamento.

Formado em 1994 no ABC Paulista por André (Guitarra e vocal), Lalo (Baixo) e Edu (Bateria), a banda sempre manteve a mesma formação e o espírito underground de se fazer música com qualidade.

O disco mantém a linha de hardcore feita pelo Nitrominds nesses 17 anos de estrada, porém com um peso extra, além de uma boa dose de punk rock.

Para abrir o disco a banda optou pela pesadíssima “Looking for a Hero“, faixa que dá nome ao disco. É visível nesta primeira música a influência do metal e da banda Musica Diablo, da qual os músicos André e Edu fazem parte. Com riffs pesados e bateria agressiva,  a música retrata a insistência da mídia em geral ao tentar eleger um herói, afim de ofuscar nossos problemas e desilusões em função deste novo herói.

Nothing is Coming” – a melhor música do disco para este editor – segue na linha do Hardcore Melódico, tendo como tema principal a amizade.  Com vocais bem trabalhados, ora gritados, ora harmoniosos, a música merece um destaque todo especial ao ser ouvida e alias, foi a música mais tocada durante esta resenha. Na sequência o punk rock cadenciado está presente em “Inside my Head“, que apresenta um instrumental muito bem elaborado. “Consumer Society” aborda o tema vegetarianismo, com forte influência do hardcore melódico californiano.

Um fato muito interessante deste álbum foi a participação direta de Tony Cadena, frontman da lendária banda The Adolescents, que escreveu duas músicas para o disco, fruto de uma amizade que surgiu durante a passagem da banda pelo Brasil. As duas músicas apresentam letras que fazem refletir sobre a capacidade natural de nos conformarmos com tudo. A quinta faixa, intitulada  “The Ramona Covenant” é uma delas, sendo uma das músicas mais lentas do álbum, sem deixar de lado o som pesado que nos remete ao New York hardcore.

Hu” , tras o tema Liberdade de Expressão, ao abordar sobre as atrocidades e prisões sem sentido cometidas pelo governo do presidente Chinês Hu Jintao.  Mais uma boa dose de punk rock para o disco.

Euskara” – única faixa instrumental do disco – é uma homenagem a banda “Berri Txarrak” do país Basco, que durante a turnê de 2005 pela Europa se tornou amiga dos integrantes. “Euskara” que significa a língua falada no País Basco,  faz parte de uma marca registrada da banda, que costuma introduzir músicas instrumentais como forma de homenagem em seus discos.

O punk rock está de volta na faixa 8 do disco, com a música “Room with Parasites” que fala sobre temas pessoais e amizade. Na sequência a segunda música escrita por Tony Cadena, intitulada “Breathe in Spiderbaby“, com uma bela introdução de baixo, guitarras com riffs de metal, vocais gritados e bateria rápida. “Show Time” aborda o vegetarianismo aos berros do vocalista André, seguido pela faixa mais rock and roll do disco, “I Count yout Steps“.

Dancing with the Davil” – faixa que imediatamente faz lembrar uma roda de pogo – fecha o disco com louvor, discursando sobre o abuso de drogas.

Looking for a Hero” é um disco para se escutar muitas vezes digerindo música após música sem enjoar,  e constatar o que já é quase óbvio na primeira audição: Este é, disparado, o melhor álbum do Nitrominds, mais maduro, diversificado e pesado, além de ser um forte candidato a melhor disco de hardcore de 2011.

Nota 10

Pré-venda “Looking for a Hero”

A pré-venda do novo disco do Nitrominds já começou através do site Ideal Shop. Para adquirir o kit contendo uma camiseta exclusiva + CD + Adesivo, clique aqui.
 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: